Português Italian English Spanish

A quarta-feira histórica, para desespero da Rede Globo, poderá ser dia 15/07

A quarta-feira histórica, para desespero da Rede Globo, poderá ser dia 15/07


Depois de 22 anos de um domínio monopólico, uma reviravolta pode mudar a história de um império

Na noite desta sexta-feira (10), o SBT, Sistema Brasileiro de Televisão, para desespero da Rede Globo, já fechou acordo para exibição do segundo jogo da final do Estadual, entre Flamengo e Fluminense, marcado para a próxima quarta-feira (15), em tv aberta. A informação foi divulgada pelo jornalista Flavio Ricco, do portal R7.

(Foto: Reprodução)

Segundo o jornalista, um dos diretores da emissora que prefere não ter seu nome divulgado, confirmou que o jogo será sim transmitido pelo SBT eque só falta assinar o contrato.

A geração da partida será da mesma empresa que opera a Fla TV, usando juntos o mesmo sinal base, mas com equipes de transmissão diferentes. Téo José, narrador da emocionante final entre Flamengo e River Plate na última Libertadores da América, é o nome pretendido pelo SBT, caso seja liberado pelo Fox Sports.

A situação ocorre porque a MP 984, assinada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), deu ao mandante o direito exclusivo de determinar quem transmite uma partida. Pela Lei Pelé, em vigor desde 1998, essa decisão cabia aos dois times em campo. Na prática, uma emissora só podia transmitir se tivesse contratos com as duas equipes que se enfrentavam.

Com isso, vai ser quebrado um jejum de quase 22 anos sem Flamengo no SBT em transmissões ao vivo de jogos oficiais. A última vez não traz boas lembranças para os rubro-negros, que precisavam de apenas um empate contra o Boca Juniors para se classificar na fase de grupos da Copa Mercosul, na Argentina, mas acabaram levando um 3 a 0 que cravou a eliminação no torneio, que seria conquistado pelo time carioca em 1999. A partida nem foi na Bombonera, mas no estádio do Ferro Carril Oeste.

A transmissão será em rede nacional e todas as retransmissoras e afiliadas já foram comunicadas.

Onde entra a Globo nisso?

Bom, todo mundo sabe que televisão vive de patrocínio, porém os patrocinadores pagam mais a quem tem mais audiência e o Flamengo, por ter a maior torcida do pais, leva vantagem em relação aos rivais, se tornando assim, uma bela porta para grandes patrocinadores e nenhuma emissora gostaria de perder essa porta.

O canal Blog do Allan Simon preparou um vídeo com os dados do Ibope de 2019 e 2018 que mostram o tamanho da distância que o Flamengo possui nos índices de audiência da Globo em relação aos rivais. Confira:

Fontes: Uol/Blog do Allan Simon/Super Interessante